Motor Turbofan

30/09/2010 22:08

  O motor turbofan é, a princípio, o mesmo que o turboélice, exceto que a hélice é substituída por uma ventoinha axial do duto. A primeira ventoinha pode ser parte das palhetas do primeiro estágio do compressor ou pode ser montada como um conjunto separado de palhetas. As palhetas podem ser montadas à frente do compressor ou atrás da roda da turbina. O princípio geral do motor turbofan é converter o máximo de energia do combustível em pressão. Com maior produto pressão vezes área pode ser obtido. Uma das grandes vantagens é que o turbofan produz este empuxo adicional sem aumento do fluxo de combustível . O resultado final é economia de combustível com aumento no alcance. Devido ao fato da energia do combustível ser transformada em pressão no motor turbofan, outro estágio deve ser acionado na turbina ( para prover a potência para adicionamento na ventoinha ), e assim, aumentar a expansão através da turbina. Isso significa que haverá menos energia perdida e menos pressão atrás da turbina. Dois diferentes projetos de conduto são utilizados com motores turbofans. O ar que deixa a ventoinha pode ser conduzido por cima da borda ou externamente à carcaça do motor. O ar da ventoinha é misturado com os gases de escapamento antes de ser descarregado ou vai diretamente para atmosfera, sem que antes seja misturado. O turbofan, algumas vezes chamado de jatofan se tornou um dos motores de turbina a gás mais usado. O turbofan é um compromisso entre a operação eficiente, uma alta capacidade de empuxo de um turboélice e a alta velocidade e capacidade de grande altitude de um turbojato.

 

 

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