ARINC 429

06/10/2010 08:12

A companhia Aeronautical Radio, Incorporated, ARINC, é uma empresa que desenvolve e opera sistemas e serviços para assegurar a eficiência, a operação e o desempenho das indústrias relacionadas à aviação. Foi criada em 1929, pelas quatro maiores companhias aéreas americanas, com o objetivo de estabelecer um órgão independente do governo para a coordenação das comunicações de rádio. O ARINC 429 é uma especificação que define como os equipamentos e os sistemas aviônicos devem comunicar-se entre si através de pares de fios trançados. A arquitetura define as características elétricas e de protocolos que são utilizados, empregando barramento de dados unidirecional, conhecido como Mark 33 Digital Information Transfer System (Sistema Digital de Transferência de Informações Mark 33). As mensagens são enviadas do transmissor a uma taxa de 12,5 ou 100 kbps para um máximo de 20 receptores, encarregados de monitorar as mensagens do barramento. A transmissão e a recepção operam no modo simplex (transmissão em apenas uma direção) e muitos pares de fios podem ser necessários em uma aeronave .

As palavras ARINC são formadas por 32 bits e apresentam as seguintes características:

1.            bit 32: paridade;

2.            bits 31 e 30: SSM (Sign/Status Matrix - matriz de estado/sinal);

3.            bits 29 ao 11: dados - contêm os dados (velocidade, altitude, etc.);

4.            bits 10 e 9:SDI (Source/Destination Identifier), e

5.            bits 8 ao 1: rótulo - identifica o tipo de dados e os parâmetros associados a ele.

A numeração segue do bit menos significativo (1 – LSB, Least Significant Bit) para o mais significativo (32 – MSB, Most Significant Bit). A figura abaixo ilustra um exemplo de uma palavra com codificação BNR (binary) com informação de velocidade inserida no intervalo de bits 29 ao 19. Nesse exemplo a velocidade apresentada é 268 nós (28+23+22=256+8+4=268).

 Codificação BNR com informação de velocidade

O LabSE dispõe de uma comunicação ARINC 429 entre dois computadores, cuja montagem conta com uma derivação do sinal do barramento para verificar os parâmetros da transmissão através de um osciloscópio (Fig.1). Os canais HI e LOW são mostrados na figura abaixo com seus níveis de tensão: 12,0V e 11,63V. A transmissão foi realizada com a taxa de 100 KHz e pode ser observada a codificação do sinal BRZ, Bi-Polar Return to Zero (Bipolar com Retorno ao Zero).

 

 

 

OUTROS PROTOCOLOS

O protocolo ARINC 629 é usado na aeronave Boeing 777 e realiza transmissões periódicas e a-periódicas, nos dois sentidos (bi-direcional) e com alta velocidade. Podem ser conectadas várias LRUs (Line Replacement Units) ao mesmo tempo, porém a largura de faixa é limitada e compartilhada por todos os usuários. O acesso ao barramento utiliza um sofisticado protocolo envolvendo períodos de espera e de pausa, além de outras regras.

O protocolo ARINC 573 é utilizado em sistemas que realizam a gravação de dados de vôo das aeronaves . A aeronave C-97 Brasília utiliza o equipamento FDR (Flight Data Record) para realizar as gravações de parâmetros de vôo enviadas pela Unidade de Aquisição de Dados de Vôo, FDAU (Flight Data Acquisition Unit) utilizando o ARINC 573. Nesse protocolo, o dispositivo envia um fluxo de dados contínuo em frames contendo palavras de 12 bits. A codificação de seus bits é feita em HPB (Havard Bi-Phase).

O protocolo ARINC 717 é uma versão atualizada do ARINC 573 e é utilizado para realizar a mesma função. Ele possui diferente taxa de bits e tamanho dos frames. Além da codificação HPB, ele também fornece codificação BPRZ como pode ser observado na figura abaixo.

 As aeronaves comerciais também utilizam esse protocolo para realizar essas gravações. Sua principal utilização é a recuperação dos dados quando sofrem algum tipo de acidente ou quando ocorre a necessidade de ser verificado algum procedimento. Essa verificação permite que sejam levantados os dados desde a partida do motor da aeronave até momentos antes do corte (parada) dos motores. A figura abaixo apresenta o gravador de dados da aeronave A-320 da TAM que se acidentou no dia 17 de julho de 2007. Essa aeronave utilizava o protocolo ARINC 747 para transferência dos dados para o FDR (gravador de vôo) e utilizava o protocolo ARINC 757 para realizar a gravação de voz no CVR (Cockpit Voice Recorder) da aeronave.

 Com a aquisição de cartões padrão ARINC 757 e ARINC 747, equipamentos de alimentação elétrica (fonte), possivelmente o LabSE poderia tornar-se capaz de realizar leituras em equipamentos pertencentes a esses sistemas, fazendo o levantamento dos dados gravados.

 

AerospaceBrasil

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados. aerospacebrasil.com