Velocímetro

30/09/2010 22:52

 O velocímetro mede a pressão dinâmica do tubo do Pitot através da diferença entre a pressão total e pressão estática da tubulação correspondente. Internamente, o velocímetro consiste de uma cápsula aneróide (diafragma), engrenagens, ponteiro e mostrador. Externamente, liga-se às tubulações de pressão estática e de pressão total do tubo de Pitot. A pressão estática enche a caixa de instrumentos (vedada) a qual fica, teoricamente, com a pressão igual à pressão atmosférica exterior. A linha de pressão de impacto (PT) é conectada à cápsula aneróide. Quando a aeronave se movimenta, aumenta a pressão total (de impacto), dilatando a cápsula aneróide, colocando em movimento as engrenagens e o ponteiro, o qual se desloca ao longo do mostrador de velocidades.

No interior da cápsula aneróide: PT = PD + PE

No interior da caixa: PE

Resultante: PT – PE = PD + PE – PE = PD

Como PD = ½ .ñ .V2 se obtém a indicação da velocidade da aeronave. Uma fonte de erros nas leituras é decorrente da variação acentuada do ângulo de ataque. Em ângulos elevados, as tomadas de pressão estática também receberão PD, prejudicando a indicação.

 

Definição de velocidades

Vi = Velocidade indicada no instrumento; sem correções (IAS - Indicated Airspeed);

Vc = Velocidade calibrada; contendo as correções dos erros de instalação do velocímetro (CAS - Calibrated Airspeed);

Vv = Velocidade verdadeira; é a velocidade calibrada corrigida dos erros de compressibilidade do ar no tubo de Pitot a altas velocidades, que provocaria leituras mais altas que a correta, principalmente entre 0,96 e 1,0 Mach (TAS - True Airspeed);

Ve = Velocidade equivalente; é a Vv corrigida dos erros da densidade do ar, a qual diminui com o aumento da altitude (EAS - Equivalent Airspeed);

Vs = Velocidade no solo; é a Vv corrigida dos erros do vento (GS - Ground Speed);

 

NMI = Número de Mach indicado no instrumento, sem correções (IMN - Indicated Mach Number);

NMV = Número de Mach verdadeiro; é o NMI corrigido dos erros de instalação (TMN - True Mach Number).

 

Alguns tipos de velocímetros possuem, internamente um dispositivo elétrico que aciona um indicador (bandeira) quando a velocidade é reduzida abaixo de um limite e o trem de pouso não está abaixado (ex: no EMB-110 Bandeirante aparece a 120 nós). Em cada trem de pouso existem microcontactores que enviam corrente ao instrumento recolhendo a bandeira do aviso ao ser abaixado e travado.

 

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