Fly-By-Wire

06/10/2010 08:50

O Fly-by-wire é um sistema de voo totalmente digital comandado por computador ao contrário dos convencionais hidráulicos que são mais pesados e mais complexos em relação a custo de manutenção. O sistema Fly-by-wire também soma no quesito segurança. Aeronaves Fly-by-wire possuem um nível a mais de segurança visto que são empregados limites de envelope de voo reduzindo ao máximo o risco de acidentes.



Na Boeing as únicas aeronaves a ganharem o FBW foi o 777 em 1994 e agora o 787. Na concepção da companhia o piloto sempre terá a autoridade dos comandos em uma situação anormal de voo. Caso as proteções do FBW tornem-se ativas o comandante pode mesmo assim interferir sobre as ordens dos computadores. Os controles de voo são yokes. Caso haja uma pane geral nos sistemas um backup (cabos) são automaticamente dispostos para que se movam as partes aerodinâmicas.



Na AIRBUS, na família FBW, o computador terá a autoridade final APENAS caso a aeronave entre em situação adversa de voo. A aeronave não tomará o controle do comandante em situação normal de voo. Os da família FBW são equipados com sidesticks, semelhantes a joysticks. Os AIRBUS são equipados com 7 computadores que se comunicam entre si. Caso haja uma pane geral o comandante poderá assim voar a aeronave controlando o pitch pelo trim e o roll usando o leme.

AerospaceBrasil

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados. aerospacebrasil.com